Esta postagem mostra como construir um relógio solar.
Se quiser fazer um, vá em frente
Construa o relógio
Primeiro, imprima as duas figuras abaixo, a base (que parece um transferidor) e o gnômon (a peça triangular), e recorte-as
Montando o relógio
Corte o gnômon, cole em cartolina ou papelão (para ficar mais grosso e mais resistente e poder ficar posicionado bem na vertical, sem cair ou dobrar), dobre pela linha vertical central e cole.
Você deve usar as linhas pontilhadas para formar abas, como as desta figura
Em seguida, cole o
gnômon na base, como mostra a próxima figura
Use seu relógio
Coloque seu relógio ao sol e oriente-o segundo a direção sul-norte (note a indicação " para o Sul"). Você pode descobrir essa direção observando o percurso aparente do Sol no céu ou usando uma bússola.
A sombra projetada pelo gnômon deve indicar a hora certa ou quase certa.
Melhorar a precisão
Para uma precisão maior, há alguns acertos a serem feitos. O principal acerto diz respeito aos horários oficiais do Brasil e o meridiano em que você está. Em um mesmo horário oficial, a sombra não será igual a todos os meridianos.
A melhor forma de acertar seu relógio de Sol é usar um relógio comum e, girando ligeiramente a base, fazer com que a posição da sombra marque exatamente a hora indicada pelo relógio.
Você pode carregar seu relógio para outros ligares; em qualquer lugar que você estiver, se você mantiver a orientaçãoo sul-norte for a mesma, ele marcará a hora certa.
IMPORTANTE
Este relógio de solar foi construído para latitudes próximas de 23º, mais ou menos dentro da faixa desenhada no mapa acima, como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Presidente Prudente ou Dourados e todas as demais cidades que estão aproximadamente nos mesmos paralelos dessas cidades. Em cidades mais ao norte, como Ribeirão Preto, ou ao sul, como Curitiba, a precisão do relógio será ruim
Clique aqui e veja um livro sobre física e esportes
Clique aqui e veja um livro sobre física e esportes
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário